Governantes incapazes: desindustrialização cresceu a partir de 2015

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), informa que mais de 36 mil estabelecimentos industriais foram fechados entre 2015 e 2020, ou seja, 17 por dia. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, os dados da série histórica (iniciada em 2002) mostram que mesmo perdendo participação relativa perante outros setores, a indústria de transformação abria novas fábricas até 2014.

O processo de desindustrialização foi evidenciado pelo fechamento da Ford, mas antes outras multinacionais fecharam as suas portas, como a Sony e a Mercedes-Benz, que parou de fabricar automóveis no país. Estimativas da CNC mostram que a participação da indústria no PIB deve chegar a 11,2% em 2020 – o valor mais baixo desde 1946. Lembremos que esse percentual já foi de 18%!

Os principais motivos são óbvios: o custo Brasil, do qual a carga tributária, alta e complexa, é um dos principais componentes, a insegurança jurídica, o ambiente adverso aos negócios no país e a falta de perspectivas de realização de reformas por parte do governo.

 O Atlântico – Instituto de Ação Cidadã vem defendendo há anos, uma série de reformas essenciais ao desenvolvimento do Brasil. Entre elas, uma reforma tributária ampla e simplificadora, que fomente o crescimento econômico e a competitividade.

O Instituto elaborou um projeto completo de reforma tributária, uma proposta de emenda à Constituição, com capacidade de ser aprovada e implantada rapidamente, justamente por não alterar de forma significativa os níveis atuais de tributação e de arrecadação dos entes federativos, além de manter os incentivos existentes, tais como a Zona Franca de Manaus.

Receba a NEWSLETTER do ATLÂNTICO

[newsletter_form type=”minimal” button_color=”#27AE60″]

 

One Comment

  1. Pingback: Subsídios crescem mais que a arrecadação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *