Giannetti da Fonseca analisa Reforma Tributária no Fórum ABRAS

O Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS ESG, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados no último dia 13/6 em Brasília, discutiu os principais desafios do setor, entre eles a Reforma Tributária. Durante o evento, o economista Roberto Giannetti da Fonseca, analisou o relatório da reforma apresentado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) em 6/6 e defendido pelo governo.

Acompanhe no vídeo os comentários objetivos e muito bem pontuados de Giannetti da Fonseca.

Abaixo seguem observações adicionais de Rafael Vecchiatti, presidente do Atlântico, que valem lembrar e complementam o tema no atual momento:

  1. A pouca transparência, a falta de detalhes e simulação dos itens que o Relatório oficial propõe. Incluindo-se aqui a lei complementar que definirá os pontos fundamentais. A sociedade não pode aceitar dar “um cheque em branco ao Congresso”!
  2. A inexistência de Simplificação. Neste ponto faltou a Giannetti mencionar também o tempo de transição. Outro absurdo das propostas “oficiais”.
  3. Os conflitos redistributivos entre os entes federativos e entre os contribuintes, ambos inaceitáveis. Aqui entra a falta de qualquer proposta sobre o Imposto de Renda e também sobre o cash-back, inviável do ponto de vista da eficiência administrativa, além de inconstitucional.
  4. O açodamento do governo em querer aprovar, de fato, qualquer reforma, sem discutir antes pontos críticos e essenciais, entre eles a Reforma Administrativa: o tamanho do Estado que a Nação está disposta a financiar.

 

Veja no link as Soluções para uma Reforma Tributária justa, eficiente e simplificadora, com estudos e maior aprofundamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *