Em um gesto de responsabilidade social que sintetiza os ideais do ATLÂNTICO — Instituto de Ação Cidadã, a família Ling, proprietária da holding Évora S.A. anunciou o projeto “Reconstrói RS”, movimento da sociedade civil para reconstruir o Rio Grande do Sul. A família é proprietária da holding Évora S.A. e fez uma doação inicial de R$ 50 milhões para a iniciativa. Os recursos serão geridos pelo Instituto Ling, organização sem fins lucrativos com atuação destacada na área da educação.
William Ling, presidente do Instituto Ling e conselheiro do ATLÂNTICO, ressalta que o objetivo principal do programa é atuar na fase de reconstrução do estado, após a devastação causada pelas enchentes. “Haverá obras emergenciais, reconstruções de pequenas pontes ou trechos de estradas que poderão contar com a nossa ajuda”, afirmou à revista Exame. A iniciativa também está recebendo aportes adicionais de Salim Mattar, fundador da Localiza, Jayme Garfinkel, controlador da Porto Seguro, da família Pratini de Moraes, das Lojas Renner, do Banco Master e do BTG Pactual.
O “Reconstrói RS” pretende se destacar pela agilidade e simplicidade do processo de liberação de recursos. Projetos de até R$ 1 milhão serão priorizados para garantir que o maior número possível de comunidades seja beneficiado.
As comunidades deverão acionar as associações comerciais e industriais (ACIs) de suas regiões a partir de 1º de junho e submeter as suas propostas. Todos os projetos devem possuir registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e cronograma físico-financeiro.