DIREITA VOLVER!

O resultado das urnas aponta para uma mudança de ciclo político e econômico. O desafio agora é transformar renovação em reformas estruturais.

Publicado originalmente no Estado de Minas, em 06 de outubro de 2026.

Loading the Elevenlabs Text to Speech AudioNative Player…

Não só em Minas, mas na vasta maioria dos Estados brasileiros, foi ouvido o grito das urnas: “Direita, volver!”. Não se trata, entretanto, de desapreço à democracia, muito menos de velado convite ao autoritarismo. Pesquisas recentes de opinião pública revelam ser a democracia um norte político firmado na cabeça dos brasileiros. O recado deste 04 de outubro foi claro: acabou o ciclo assistencialista e está trincado o sistema político baseado em trocas de proteções recíprocas e vantagens pecuniárias (as “boquinhas”).

A reação inicial dos mercados, com forte redução nos juros futuros, alta das ações e queda do dólar, revela como os operadores financeiros enxergam a perspectiva de mudança da gestão econômica na busca de superávits fiscais para deter a evolução explosiva da dívida pública. O resultado das urnas também representa a possibilidade de o Brasil voltar a exercer natural liderança no continente sul-americano. A primeira impressão, portanto, é de que a futura agenda do País vai girar em torno das palavras-chaves da campanha do jovem Bolsonaro: mudança e renovação.

Alguns analistas já esboçam a hipótese de que estas eleições marcarão a virada de um ciclo longo de estagnação relativa do Brasil, de quase meio século (1980 a 2026). A agenda nacional do meio século precedente (1930 a 1980) havia sido pautada por um desenvolvimentismo de centro-direita. Mas aquele ciclo fracassou em 1979, com a crise do petróleo e o endividamento externo. Avançou então a pauta de uma nova esquerda distributivista e assistencial que trouxe de volta um Leonel Brizola no Rio de Janeiro (1982), um Miguel Arraes em Pernambuco (1986) e os caciques de centro-esquerda do PSDB em São Paulo, enquanto avançava a formação do novo PT em torno de Lula e do movimento sindical. A agenda de resgate da pobreza refletiu a preocupação distributivista, mesmo ao preço de sacrificar a economia produtiva com carga tributária crescente, inflação alta e mais dívidas.

A redação da Constituição de 1988 marca a consolidação de todos os direitos sociais e quase nada para a viabilização produtiva e equilíbrio orçamentário do País. O vermelho passou a dominar o verde-amarelo. E cá estamos, em pleno século 21, após quase cinco décadas de bondades sociais, ainda incapazes de definir quais interesses do cidadão comum estarão no centro das políticas de governo. Um exemplo clássico: uma inflação baixa de fato entrou nessa lista prioritária do cidadão. Porém, o remédio para entregar inflação sob controle são os juros mais altos do planeta, inviabilizando crescimento, endividando o povo e quebrando o País. O ciclo de bondades fora do lugar precisa ser mudado. Políticas eficientes de educação para valer e saúde acessível cumpririam melhor a tarefa de proteção social do que espalhar bolsas e auxílios a esmo. No campo institucional, o hiper-ativismo judicial precisa ser contido por ampla reforma do Judiciário, a começar pelo Supremo Tribunal. A pauta de reformas é vasta, mas o prazo para implantá-las num futuro governo começa e termina no primeiro ano do mandatário. Ou a mudança acontece em 2027 ou ficará para o cinquentenário da estagnação brasileira em 2030.

O povo percebeu isso faz tempo. Desde 2013 pode-se dizer que o povo está protestando nas ruas. Não rolou. O sistema político nos enrolou. Em 2018 parecia haver chegado, para muitos, a mudança almejada, vestida num gesto de Bolsonaro, a mão em posição de tiro. Não resultou em avanço algum, sequer na prometida área da segurança. Lula retornou, então, como apelo final ao distributivismo estéril, que só fez avançar o endividamento das empresas, do setor rural, das famílias, agravado pela tragédia das Bets e, sobretudo, por mais dívida pública e descrédito da Previdência, pelo assalto aos aposentados do INSS. Ao reforçar seu “legado” como pai dos pobres e mãe de banqueiros, Lula agravou a pobreza do Brasil na comparação com qualquer outra nação emergente, à exceção da pauperizada Argentina. Agora, a maioria foi às urnas para dizer “Chega”.

O problema é saber se o grupo que vem por aí compreende o que é construir futuros. Mudar não é fácil. Votar mudanças em 2027, em ritmo acelerado, menos ainda. Se o País mudar pouco e com alto custo político, pode ser pior do que não fazer nada. Para ser claro, em 2019, o Bolsonaro pai tinha boas condições de aprovar um conjunto articulado de medidas de alto impacto. Mas concentrou todas as energias políticas numa única reforma, a da Previdência, errando no ponto nevrálgico da mudança. O tiro saiu engasgado e nova reforma já está na pauta. Mas qual? Bolsonaro Junior tem até melhor ambiente partidário (ver quadro do novo Congresso) com vasta maioria na Câmara e no Senado. Mas terá o tal conjunto de reformas preparado e azeitado para uma votação rápida e consagradora? Ou se perderá no varejo mesquinho das vendetas políticas e acertos de contas familiares?

Para fechar, de verdade, o ciclo distributivista e capenga associado à era dos1980 até os dias atuais, a mudança precisa ser de estadista: transformar os cidadãos em Sócios do Futuro – ou seja, criar um capitalismo popular, capaz de deslocar a atual política de ócio remunerado para uma nova lógica de desoneração do trabalho, de ética do empenho pessoal e de construção de poupanças individuais. Quatro grandes acessos ao capital precisam de nova pavimentação: mais Conhecimento e Treinamento, Casa Própria, Poupança pessoal com lastro na riqueza do País e Conservação do patrimônio ambiental. Fazer “Direita volver” é mais fácil do que comandar um “Brasileiros, Marchemos”.

As opiniões do autor nem sempre refletem uma posicão consensual da diretoria ou conselhos do Atlantico.

DIREITA VOLVER!

O resultado das urnas aponta para uma mudança de ciclo político e econômico. O desafio…

Latif, Cafardo e um plano de governo

Educação, desigualdade e futuro: por que o Brasil ainda enfrenta desafios apontados há quase um…

Apostando no populismo

Artigo analisa mudanças em bets, importações, indústria e Bolsa Família e questiona os efeitos do…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *