Dia Livre de Impostos acontece dia 02 de junho em todo o país

Segundo levantamento de outubro/2021, feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil tem a 14ª maior carga tributária do mundo. Além disso, é o segundo país que mais cobra impostos globalmente.

Com o intuito de conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária paga no país, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) promovem no dia 02 de junho a 16ª edição do Dia Livre de Impostos.

 

Segundo levantamento de outubro/2021, feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil tem a 14ª maior carga tributária do mundo.

 

“Queremos mostrar para a população como as taxas são abusivas. O Dia Livre de Impostos cresce a cada ano e isso mostra a importância da ação para a conscientização de toda a sociedade a respeito da alta taxa tributária cobrada no Brasil.”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

A ideia da ação é materializar como os impostos representam grande parte do preço dos produtos, por isso, no Dia Livre de Impostos, os lojistas participantes vão comercializar suas mercadorias e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.

“A nossa principal intenção é unir os consumidores e os lojistas em uma ação de conscientização e de protesto, para mostrar a insatisfação que temos com a carga tributária de mais de 40% sobre o consumo médio dos produtos, o que faz dela uma das maiores do mundo”, detalha Raphael Paganini, coordenador Nacional da CDL Jovem.

Nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, a ação teve foco na parte digital. Este ano, com o fim do decreto de emergência sanitária, a campanha volta às ruas com atividades nos shoppings centers, postos de gasolinas e lojas do varejo físico.

“As atividades físicas acontecerão em ações espalhadas por todo o Brasil, mas haverá uma concentração no Shopping Plaza, localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Lá realizaremos entrevistas ao vivo e ações de conscientização, mostrando o que significa o desconto dado no Dia Livre de Impostos”, conta Paganini.

Nesta 16ª edição do Dia Livre de Impostos, o Ilha Plaza, shopping escolhido como ponto de mídia nacional da campanha em 2022, vai oferecer descontos de até 60% em cima do valor final dos produtos. Esta é a primeira vez que o Rio de Janeiro participa como sede da campanha. Entre as várias lojas aderentes estão grandes nomes como Arezzo, Via Mia, Piticas, Puket, Imaginarium, Reserva, Loccitane, Mr. Cat e Valisere.

Além do Rio de Janeiro, shoppings de outras capitais também receberão ações do DLI. É o caso de Goiânia (GO), Manaus (AM) e Vitória (ES). Já em Brasília (DF), o foco será nos postos de gasolina. Na capital do Brasil, também será possível encontrar o Impostossauro, mascote da campanha, no Eixo Monumental.

Em Belo Horizonte (MG), as ações ficarão concentradas nas ruas da cidade. Durante todo o dia, será possível comprar gás, gasolina e remédios mais baratos na capital mineira.

Em Mato Grosso do Sul, a ação acontecerá em três shoppings da capital: o Shopping Campo Grande, o Shopping Bosque dos Ipês e o Pátio Central, além de algumas outras lojas parceiras espalhadas pela cidade.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. Em 2021, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal com a colaboração de mais de 15 mil varejistas.

Para saber as empresas que aderiram ao DLI de forma online, basta acessar a página www.dialivredeimpostos.com.br

O ATLÂNTICO – Instituto de Ação Cidadã condena e alerta há anos sobre o manicômio tributário e a extorsão do Estado contra os contribuintes. A proposta de Reforma Tributária produzida pelo Instituto dorme há três anos no Congresso Nacional.

 

Fonte: CNDL